MOSCAS VOLANTES

O que é Moscas Volantes?

São pequenos pontos em movimentos que aparecem no campo de visão. É um processo natural de envelhecimento, do vítreo (um fluído gelatinoso que preenche o globo ocular). As moscas volantes são minúsculas condensações de proteína chamada colágeno que ficam flutuando no vítreo, em grumos, dentro do olho.

Causas

As moscas volantes não tem uma causa específica podem ser graves ou não. Ao soltar-se, o vítreo pode rasgar a retina em um ou mais pontos de maior aderência ou alcançar um vaso sangüíneo da retina causando sangramento. Quando isto ocorre, os coágulos de sangue e o material vítreo podem aparecer como sendo novas moscas volantes. Neste caso, o problema pode tornar-se grave. Os rasgos necessitam atenção médica imediata, a fim de evitar que se transformem em descolamento de retina com risco de perda parcial ou total da visão.

Surgem com maior frequência após 45 a 50 anos, em pessoas com miopia, pacientes que se submeteram à cirurgia de catarata ou ao tratamento YAG Laser e também entre as que sofreram inflamação dentro do olho.

Sintomas

Visualização de pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. São as chamadas moscas volantes, percebidas mais facilmente durante a leitura e quando olhamos fixamente para o céu ou para uma superfície clara. Movem-se aos movimentos dos olhos.

O aparecimento das moscas volantes podem atrapalhar a visão, ser muito irritante, especialmente se você estiver lendo. Mas, se o oftalmologista diagnosticar que elas não estão associadas a um problema sério, como rasgos na retina, elas não necessitam tratamento. Com o passar do tempo elas frequentemente diminuem e tornam-se menos irritantes.

Recomendações

Sempre seja examinado por um oftalmologista para determinar se as moscas volantes são ou não indícios de problemas graves.