CEDO Centro Especializado em Doenças Oculares

3289-8221 | 3284-6128

Doenças e tratamentos

DOENÇAS - MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMATISMO E PRESBIOPIA

Em uma visão normal, a imagem que é captada, é focalizada no centro da retina (que fica no fundo do olho). Surgem os erros de refração quando alterações ocorrem no momento dessa focalização da imagem, a imagem é captada de maneira irregular sendo focalizada antes, depois, ou em ângulos diferentes da retina.

Causas

Essas diferenças acontecem por causa do tamanho e formato do olho (córnea, cristalino, comprimento antero-posterior), com isso, a imagem que incide na retina é deformada, causando falta da nitidez visual.

Sintomas

O principal sintoma é embaçamento na visão ou distorção das imagens, que podem também levar a dores oculares e dores de cabeça ou lacrimejamento.

Tipos

Miopia: nos olhos míopes, a córnea é muito curva ou o olho é muito comprido no sentido antero-posterior, fazendo com que a imagem captada focalize antes da retina, provocando distorção das imagens distantes, as pessoas míopes enxergam bem de perto, mas a visão para longe é ruim.

Hipermetropia: quando a córnea é muito plana, ou o olho é menor do que o normal, fazendo com que a imagem captada focalize depois da retina, provocando distorção das imagens de perto. Pode haver também dificuldade para enxergar de longe se a hipermetropia for mais elevada.

Astigmatismo: neste caso, a córnea tem um formato irregular e apresenta ângulos diferentes, fazendo com que a imagem captada focalize em vários pontos da retina, provocando distorção das imagens de longe e de perto.

Presbiopia: é conhecida como vista cansada, e acontece quando o cristalino (lente natural dentro do olho, que é responsável pela focalização para perto), vai ficando envelhecido naturalmente, e endurecida, ocasionando redução gradativa da visão para perto, fazendo com que as pessoas afastem os objetos do olho para enxergar melhor. Esse problema acontece comumente após 40 anos de idade.

Tratamento

Os erros refrativos podem ser corrigidos com o uso de óculos, ou lentes de contato, mas já há o tratamento para eliminá-los, ou reduzi-los, e somente é alcançado através da cirurgia refrativa, que proporciona resultados seguros e eficazes na melhoria da visão.

Existe a necessidade de o paciente ser consultado pelo oftalmologista previamente, para avaliar a possibilidade de realização da cirurgia refrativa, através de exames pré operatórios específicos.