CONJUNTIVITE

O que é conjuntivite?

Conjuntivite é um processo inflamatório da membrana transparente (conjuntiva) que é a camada mais externa do olho e que envolve a superfície interna das pálpebras.

Podem ser divididas em:

Conjuntivite Infecciosa (Bacteriana): É um processo infeccioso que provoca o rápido aparecimento de vermelhidão na conjuntiva, inchaço de pálpebras e secreção muco purulenta. Pode acometer um olho mas pode logo contaminar o outro olho e é transmitida, mais frequentemente, por bactérias e é contagiosa. Esse contágio se dá pelo contato direto, assim, estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, ou o uso de objetos contaminados podem ser o meio de contaminação.

Conjuntivite Viral: é uma reação em que os sintomas incluem intenso lacrimejamento, coceira, uma vermelhidão não intensa. É freqüentemente associada com infecções do trato respiratório superior como resfriados, dor de garganta, e que podem ser facilmente contaminados por bactérias transformando-se em conjuntivite infecciosa.

Conjuntivite Alérgica:é caracterizada por um inchaço expressivo das pálpebras que são reativas ao contato de substâncias que aparecem em pessoas predispostas a alergias (como quem tem rinite ou bronquite, maquiagem, por exemplo) e geralmente ocorre nos dois olhos. Esse tipo de conjuntivite não é contagiosa, mas pode começar em um olho e depois se apresentar no outro. Por ter períodos de melhoras e reincidências, é importante a descoberta de seu agente causador.

Conjuntivite Tóxica: é causada quando a conjuntiva palpebral e bulbar foram expostas a qualquer combinação de substâncias estranhas como colírios, produtos de limpeza, fumaça de cigarro, poluição do ar, sabão, sabonetes, spray, cloro e tintas para cabelo e outros.

Sintomas de Conjuntivite:

Os sintomas podem aparecer dependendo do agente causador, assim, um ou mais sintomas podem se combinar tais como: sensação de areia, coceira nos olhos, vermelhidão ocular, fotofobia (sensibilidade à luz), inchaço nas pálpebras e secreção nos olhos, gânglios pré auriculares aumentados.

Tratamento de Conjuntivite:

O tratamento depende do tipo de conjuntivite apresentado e identificado o agente causador, medicamentos (pomadas ou colírios) podem ser recomendados para combater a infecção, aliviar os sintomas e o desconforto.

Alguns cuidados que se deve tomar no auxílio do tratamento:

• Fazer compressas geladas sobre os olhos fechados (não usar água boricada);

• Não colocar as mãos nos olhos para evitar a recontaminação;

• Evitar coçar os olhos para diminuir a irritação da região;

• Higienizar as mãos com frequência, principalmente antes e depois da aplicação do medicamento;

• Não encostar o frasco do medicamento nos olhos;

• Suspender o uso de lentes de contato.