ESTRABISMO

O que é estrabismo?

Estrabismo, é uma condição na qual os dois olhos não olham para o mesmo lugar ao mesmo tempo.

Ela ocorre quando um olho fica dentro, fora, para cima ou para baixo e geralmente é causada pela falta de controle do músculo do olho ou uma grande quantidade de hipermetropia.

Há seis músculos ligados a cada olho que controlam como ele se move. Os músculos, recebem sinais a partir do cérebro, que dirigem os seus movimentos. Normalmente, os olhos trabalham juntos e ambos “apontam” para o mesmo lugar. Quando surgem problemas com o controle do movimento dos olhos , um olho pode se “deslocar”, para fora, para cima ou para baixo. O giro do olho pode ser evidente o tempo todo ou pode aparecer apenas em determinados momentos, como quando a pessoa está cansada, doente, ou tenha lido muito. Em alguns casos, o mesmo pode girar um olho de cada vez, enquanto que em outros casos, os olhos podem alternar de movimento.

Manter o alinhamento ocular adequado é importante para evitar a visão dupla, para uma boa percepção de profundidade, e para impedir o desenvolvimento de má visão no olho “virado”. Quando os olhos estão desalinhados, o cérebro recebe duas imagens diferentes. No início, isso pode criar visão dupla e confusão, mas com o tempo o cérebro vai aprender a ignorar a imagem do olho desviado. Se o giro do olho tornar-se constante e não for tratado, pode levar à redução permanente da visão em um olho, uma condição chamada ambliopia ou olho preguiçoso.

Alguns olhos dos bebês podem parecer desalinhados, mas são, na verdade, ambos visando o mesmo objeto. Esta é uma condição chamada Pseudo ou falso estrabismo. O aparecimento de estrabismo pode ser devido ao excesso de pele que cobre o canto interior dos olhos, ou uma grande “ponte” do nariz. Normalmente, isso vai mudar quando o rosto da criança começar a crescer.

O estrabismo geralmente se desenvolve em lactentes e crianças jovens, na maioria das vezes com 3 anos de idade, mas as crianças mais velhas e adultos também podem desenvolver a doença. Há um equívoco comum que uma criança com estrabismo vai superar a doença. No entanto, isto não é verdade. O estrabismo pode piorar sem tratamento. Qualquer criança com mais de quatro meses, cujos olhos não parecem estar em linha reta o tempo todo deve ser examinada.

Diagnóstico do estrabismo

Estrabismo é diagnosticado através de um exame oftalmológico completo .O teste de estrabismo, com especial ênfase em como os olhos focalizam e se movem, podem incluir:

Histórico do Paciente: A história do paciente é obtida para determinar quaisquer sintomas que o paciente está enfrentando ou o pai está observando, e notar a presença de algum problema de saúde em geral, medicamentos em uso, ou fatores ambientais que podem estar contribuindo para os sintomas.

Acuidade Visual: medidas de acuidade visual são tomadas para avaliar a extensão em que a visão pode ser afetada. Como parte do teste, você será solicitado a ler as cartas à distância e de perto gráficos de leitura. Este teste mede a acuidade visual, o que está escrito como uma fração, como 20/40. Ao testar a visão à distância, o número mais alto é a distância padrão em que o teste é feito, 20 pés(um pé equivale a 30,48 cm). O número inferior é o menor tamanho de letra que você fosse capaz de ler a vinte pés de distância. Uma pessoa com 20/40 de acuidade visual teria que começar a ler dentro de 20 pés uma carta que deve ser visto em 40 pés, a fim de vê-lo claramente. Acuidade "Normal" é a acuidade visual à distância é 20/20.

Refração: A refração é realizada para determinar a potência da lente apropriada necessária para compensar eventuais erros de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo). Usando um instrumento chamado foróptero, seu oftalmologista coloca uma série de lentes em frente de seus olhos e medidas como o foco de luz usando uma mão instrumento iluminado chamado retinoscopio. Ou o médico pode optar por utilizar um instrumento automatizado que avalia automaticamente o poder de refração do olho.

Teste de Alinhamento e Foco: Este teste vai analisar como seus olhos “focam” efetivamente ou como os dois olhos se movem em conjunto.

O exame de saúde ocular As estruturas do olho são observados para descartar qualquer doença ocular que pode estar contribuindo para o estrabismo. A saúde das partes externas e internas do olho, será avaliada utilizando vários procedimentos.

Este teste pode ser realizado sem o uso de gotas para os olhos para determinar como os olhos respondem, em condições normais. Em alguns casos, tais como para pacientes que não podem responder verbalmente ou quando em algum dos olhos o poder de focalização pode ser oculto, podem ser utilizados gotas oculares.

Usando as informações obtidas a partir destes testes, juntamente com os resultados de outros testes, o seu oftalmologista pode determinar se você tem estrabismo. Assim que o teste estiver concluído, o seu oftalmologista pode discutir opções de tratamento.

Como o estrabismo é tratado?

Pessoas com estrabismo tem várias opções de tratamento disponíveis para melhorar o alinhamento ocular e coordenação. Eles incluem:

• Óculos ou lentes de contato;

• Lentes prismáticas;

• Terapia da visão;

• Cirurgia do músculo do olho.

Óculos ou lentes de contato podem ser prescritos para pacientes com hipermetropia não corrigida. Este pode ser o único tratamento necessário para alguns pacientes com esotropia acomodativa. Uma vez que a hipermetropia é corrigida, os olhos exigem menos esforço da focalização e podem permanecer em linha reta.

Lentes prismáticas são lentes especiais, os prismas alteram a luz que entra no olho e às vezes, são capazes de compensar totalmente e eliminar o desvio dos olhos.

A terapia da visão é um programa estruturado de atividades visuais prescritos para melhorar a coordenação dos olho e as habilidades de foco. A terapia da visão treina olhos e cérebro para trabalhar em conjunto de forma mais eficaz. Estes exercícios para os olhos ajudam a corrigir deficiências no movimento do olhos, o e reforçam a conexão olho-cérebro.

A cirurgia do músculo do olho pode mudar o comprimento ou a posição dos músculos ao redor dos olhos, na tentativa de melhorar o alinhamento dos olhos.

A cirurgia do músculo do olho pode ser capaz de alinhar fisicamente os olhos para que eles apareçam em linha reta. Muitas vezes, um programa de terapia da visão também pode ser necessário para desenvolver uma melhora funcional na coordenação dos olhos.

Se detectado e tratado precocemente, o estrabismo pode ser corrigido com excelentes resultados.

O que causa estrabismo?

O estrabismo pode ser causado por problemas com os músculos dos olhos, os nervos que transmitem informações aos músculos, ou o centro de controle no cérebro que dirige os movimentos dos olhos. Ele também pode desenvolver-se devido a outras condições gerais de saúde ou lesões oculares.

Os fatores de risco para o desenvolvimento de estrabismo incluem:

História familiar: indivíduos com pais ou irmãos que têm estrabismo são mais propensos a desenvolvê-lo.

Erro de refração pessoas que têm uma quantidade significativa de hipermetropia não corrigida podem desenvolver estrabismo.

As condições médicas: pessoas com doenças como a síndrome de Down e paralisia cerebral ou que tenham sofrido um acidente vascular cerebral ou traumatismo craniano correm um risco maior de desenvolver estrabismo.

Embora existam muitos tipos de estrabismo que podem se desenvolver em crianças ou adultos, as duas formas mais comuns são a esotropia acomodativa e exotropia intermitente.