CATARATA

O que é Catarata?

Apresentar opacidades no cristalino é bastante comum para indivíduos que tenham 60 anos ou mais. A função do cristalino, que é uma lente natural transparente dentro do olho, é “focar” as imagens na retina. Com o passar dos anos, há uma piora da visão pela opacificação do cristalino que pode ser parcial podendo chegar a total. É importante salientar que em aparecendo os primeiros sinais de opacidade e a redução da visão, a ida ao oftalmologista confirmaria o problema e o diagnóstico.

Não há tratamento clínico utilizando colírios ou comprimidos que modifiquem a evolução das opacidades do cristalino (catarata).

O tratamento é sempre cirúrgico com a retirada da catarata (cristalino opaco) que será substituída por outra lente artificial transparente e com graduação específica para cada paciente, através de micro incisões corneanas. Não é necessário a troca de lentes futuramente.

Preparo para cirurgia

O oftalmologista solicitará exames específicos pré operatórios, e fará avaliação desses resultados dos exames antes da cirurgia.

Como é a cirurgia?

Pelas novas técnicas cirúrgicas, atualmente a cirurgia de catarata é rápida, pode ser feita com anestesia local, tópica (com colírio), com poucos ou sem pontos, e com a introdução de lentes intra oculares modernas que permitem serem dobradas para serem introduzidas dentro do olho por micro incisões.

Estas inovações melhoraram a qualidade da cirurgia e facilitaram a reabilitação, diminuindo muito o período de repouso ou de cuidados especiais.

Após a cirurgia

Solicita-se um repouso relativo, sem esforços físicos por pouco tempo. Sendo um olho normal, a visão volta em pouco tempo. Se existirem outras doenças oculares concomitantes como as de córnea, glaucoma, de retina ou do nervo óptico, a visão final dependerá da interferência dessas outras doenças.

Recuperação

O tempo e a qualidade da recuperação varia de paciente para paciente, mas a maioria retorna a suas atividades habituais dentro de poucos dias.

A catarata não volta após a remoção, os resultados da cirurgia são permanentes, com a possibilidade de o paciente continuar a ter uma boa visão por toda a vida.

Quando operar

O surgimento da catarata em condições normais é gradual, e com isso há uma redução progressiva da visão. A catarata pode levar anos para se desenvolver.

O acompanhamento com seu oftalmologista lhe dará a base de tal redução da acuidade visual e ambos decidem quando fazer a cirurgia. Em raras situações o médico será obrigado a intervir, pela necessidade do paciente ser operado antes, pelo risco de piorar outras doenças oculares.